Parque da Cantareira

Parque da Cantareira

O Parque Estadual da Cantareira (PEC) localiza-se na encosta sul da Serra da Cantareira e seus 7.916,52 hectares espalham-se pelos municípios de São Paulo (4.278,50 ha), Mairiporã (798,00 ha), Caieiras (149,17 ha) e Guarulhos (2.674,33 ha), sendo assim considerada por muitos pesquisadores como a maior floresta urbana do mundo.

A vegetação local, em sua maior parte, pode ser classificada como em estágio médio de regeneração. São poucas as áreas com florestas maduras ou em estágio avançado de regeneração. Apesar disso, o PEC é possuidor de flora e fauna ricas e diversificadas. Há registros, na área do parque, de 678 espécies vegetais e 866 espécies animais (388 vertebrados e 478 invertebrados). Os vertebrados são representados por 97 espécies de mamíferos, 233 espécies de aves, 28 espécies de anfíbios, 20 espécies de répteis e 10 de peixes.

A Serra da Cantareira é uma importante reguladora do clima da Região Metropolitana de São Paulo, pois as plantas liberam quantidades consideráveis de umidade na atmosfera através de sua transpiração. Essa umidade é importantíssima para a manutenção do ciclo das chuvas e abastece as inúmeras nascentes, córregos e riachos distribuídos por toda extensão da floresta. Este papel vem sendo atualmente muito abordado pelos principais veículos de comunicação devido à histórica crise no abastecimento de água em São Paulo.        

Mais Informações Parque da Cantareira

 

Sem comentários ainda.

Deixe um comentário