Anacã Cultural

Quem Somos

A Anacã – Experiências ao Ar Livre é uma empresa de consultoria pedagógica que atua em parceria com instituições de ensino para desenvolver projetos educacionais dentro e fora do ambiente escolar por meio do turismo pedagógico.

Nossos projetos educacionais proporcionam novas experiências em museus, parques, fábricas, fazendas e cidades históricas, criando inúmeras situações que facilitam o aprendizado, desenvolvendo a comunicação e o estreitamento dos laços sociais existentes entre educadores e educandos.

Nossa visão educacional é moderna e humanizada. Promovemos a imersão total dos estudantes no objeto de estudo para estimular a curiosidade e desenvolver, na prática, o trabalho em equipe durante o processo investigativo natural, fomentando a construção dos saberes. As possibilidades são incalculáveis, pois o conhecimento é construído de forma coletiva por meio da interação entre a bagagem de conhecimentos teóricos dos educandos e os elementos vivenciados em cada projeto.

História Anacã

Talvez a Anacã tenha surgido, de forma silenciosa e observadora, acompanhando minha história de vida. Quando criança, subia na goiabeira que existia no meu quintal para comer o fruto direto da árvore, gostava de observar os animais livres e sempre que podia desbravava um pequeno fragmento de mata atlântica dos arredores da minha casa com os meus amigos, que também tinham o espírito aventureiro como o meu. Valorizei cada momento e experiência vivida fora da sala de aula, passeando com os meus amigos e professores. Tive raras, porém proveitosas oportunidades, de conhecer a vida e obra de pintores, músicos, poetas, arquitetos e cientistas, o que, com certeza, fez a diferença na minha formação. Adorava quando os professores nos tiravam da sala de aula para fazermos de atividades práticas a simples leituras de textos, o que foi tão relevante, que incorporei à minha prática com os meus alunos.

Quando cursei a graduação em Ciências Biológicas, participei de muitas aulas práticas e visitas técnicas, conheci parte da biodiversidade da mata atlântica, pude literalmente me aprofundar nos manguezais do litoral paulista, percorri trilhas por diversos parques estaduais brasileiros, interagi com indígenas do Parque do Xingu e da Aldeia Guarani em Bertioga, degustei iguarias da culinária dos povos tradicionais caiçaras e quilombolas, conversei com os pesquisadores que alimentavam tartarugas-marinhas no Projeto Tamar, acompanhei as etapas do tratamento de água que abastece a Região Metropolitana de São Paulo e até conheci lixões e aterros sanitários, investigando os hábitos das pessoas que trabalhavam nesses locais. Durante esse período fui apresentado à Educação Ambiental e descobri todas as possibilidades de se trabalhar com diversos públicos de diferentes realidades. Fiz parte de inúmeros projetos pedagógicos em parceria com algumas escolas, colaborei com a aprendizagem de muitos alunos e aprendi muito com isso. O momento mais marcante foi quando ministrei a minha primeira aula no estágio, esse momento mudou a minha vida, descobri ali que aquele era o meu lugar e que eu tinha um longo caminho a percorrer como educador.

Agora só faltava dar um passo para o futuro, reunindo essas passagens e algumas outras experiências. Surge a ideia de trabalhar em parceria com as instituições de ensino, planejando e executando projetos ao ar livre. Nesse momento eclodiu a Anacã Experiências ao Ar Livre, com a proposta de elevar a educação ao patamar multidimensional onde os estudantes serão preparados para observar o ambiente à sua volta de maneira holística e aprofundada, envolvendo-se coletivamente com o objeto de estudo tornando-se capazes de formular suas próprias conclusões de maneira livre.

A Anacã não é apenas uma empresa de turismo pedagógico, é a realização de um projeto para contribuir com a transformação da educação.

Diferenciais Anacã:

  • Projetos construídos em conjunto com professores e coordenação.
  • Roteiros de estudos flexíveis de acordo com as necessidades de cada instituição de ensino.
  • Equipe multidisciplinar de educadores.
  • Atendimento personalizado e humano, com respeito e carinho.

O Projeto em 3 fases:

  • Preparação ( Despertar a curiosidade dos alunos do local que será visitado)
  • A Viagem ( Interação com meio e conhecimento mais específico)
  • Finalização (Estímulo a continuidade do intercâmbio de informações entre os participantes por meio de exposições de fotos e trabalhos.

Etapas

  • Reuniões para explicar o tour escolhido
  • Apresentação da equipe de viagem
  • Roteiros diários (atrações/ deslocamentos)
  • Vídeos
  • Folders
  • Conteúdo que será abordado durante o passeio
  • Informações (Locais/Telefones e outros)
  • Reunião para esclarecimento de dúvidas